Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Novembro de 2013 / Citronela: após retirada de mudas, projeto da CMNA segue com combate à dengue

Citronela: após retirada de mudas, projeto da CMNA segue com combate à dengue

por Marcos Matos publicado 08/11/2013 12h19, última modificação 19/05/2015 20h02
Após confirmar parcerias, o projeto da Câmara Municipal de Nova Andradina que visa combater a dengue a partir da citronela, iniciou sua segunda fase de execução. As plantas matrizes para o cultivo de mudas do capim repelente lotaram caminhão da Prefeitura ao serem retiradas da Marmoaria Gramares, no parque industrial, e transportadas para o campus local do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A intenção é reproduzir a citronela em viveiro instalado no IFMS. Na sequência, a distribuição de mudas para a população e a promoção de campanha de conscientização sobre os benefícios do capim vão completar a iniciativa.

De autoria do presidente da Casa de Leis, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) e do vereador Sandro Hoici, a ação também conta com o apoio do Poder Executivo, Clube Desbravadores Athus e Clube Desbravadores El Shadai em diferentes etapas de realização.

"Visto a epidemia de dengue que tivemos em 2012, pensamos em uma alternativa de baixo custo que ajudasse a população se proteger. A citronela tem uma propriedade repelente muito forte e devemos aproveitar este potencial", explicou Nenão.

Segundo o presidente do Legislativo, o projeto foi inspirado em sugestões pautadas pelo vereador Dr. Sandro. "Ele já havia pontuado várias indicações e ideias. Resolvemos unir forças para apresentar uma ideia que pudesse ter viabilidade imediata", complementou o parlamentar.

Durante a retirada das plantas matrizes, Sandro Hoici enfatizou o potencial do capim popular. "É um repelente poderoso e pode ser usado de várias formas", acrescentou.

Citronela

Além do conhecido chá utilizado para consumo humano, a citronela guarda benefícios como o repelente a insetos, incluindo o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Existem diversas maneiras de utilizar a planta.

Especialistas explicam que é possível colocar uma muda nos locais de circulação de vento das residências, como as janelas a fim de "espalhar" o aroma da planta e espantar o mosquito. Também é possível fervê-la e aplicar o chá na limpeza doméstica. A utilização do capim em parafina é outra possibilidade. Neste caso, a queima da "vela de citronela" também inibe a presença do mosquito.

Clique aqui para ver mais fotos:Citronela no Combate à dengue

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria

     

Mídias Sociais