Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Outubro de 2013 / Câmara frisa parceria durante Semana Científica do IFMS

Câmara frisa parceria durante Semana Científica do IFMS

por Marcos Matos publicado 23/10/2013 22h28, última modificação 19/05/2015 20h01
Incentivo à pesquisa e melhores condições de acesso ao campus local também foram destacadas pelo presidente do Legislativo

Fortalecer a pesquisa, instituir parcerias e sempre investir em estrutura. Estes foram os pontos destacados pelo presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) durante a abertura oficial da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizada na última terça-feira (22) no plenário Sidney Sanches.

Em entrevista, Nenão enfatizou o apoio que o Legislativo tem oferecido ao instituto. “Ter um campus em Nova Andradina traz muitos benefícios à nossa comunidade e precisamos cuidar para essa presença se fortaleça cada vez mais. Além de priorizarmos a abertura de espaço para o diálogo e ações como a semana científica, buscamos parcerias em outros projetos”, descreveu o parlamentar.

O presidente da Casa de Leis elencou o projeto de prevenção à dengue que já começou a ser desenvolvido junto ao IFMS.

É uma iniciativa inovadora. Articulamos juntos a coleta de mudas matrizes de citronela para serem reproduzidas em viveiro no campus. A sequência conta com as orientações profissionais sobre os benefícios da planta no combate ao mosquito transmissor e a participação dos alunos e outros parceiros para emplacar a iniciativa”, contou Nenão.

O vereador também enfatizou a atuação da Câmara pela melhoria do acesso ao campus local, uma das reivindicações de trabalhadores e estudantes do instituto. “Infelizmente, muitas pessoas acabam perdendo o estímulo para fazer parte do IFMS devido ao acesso difícil pela MS-473, mas a cobrança dos vereadores é constante. Continuamos na luta pelo asfaltamento do trecho e pelos reparos constantes, pois enquanto não temos esta vitória, precisamos garantir as mínimas condições de tráfego na via”, pontuou.

Semana Científica

semana 01.JPGA abertura oficial contou com o pronunciamento da professora Juliana Cardoso Pereira, que enfatizou a necessidade de alinhar a produção científica às necessidades cotidianas, além das palestras “A internacionalização da instituição e seus impactos na vida acadêmica”, com o profº Eden Januário Netto, da UTFPR e “Mato Grosso do Sul: a fronteira é hídrica”, ministrada pela profª Synara Olendzki Broch (UFMS) e apresentação de capoeira executada por estudantes sob a coordenação do profº Lacyr Júnior.

As atividades seguem até a próxima sexta-feira (25). Entre outras programações, é possível conferir minicursos, palestras, oficinas e mostras de trabalhos em diferentes locais. Interessados podem obter mais informações pelo site http://ifms.edu.br

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria