Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Outubro de 2013 / Câmara promove painel agropecuário e elenca projetos para produtores

Câmara promove painel agropecuário e elenca projetos para produtores

por Marcos Matos publicado 25/10/2013 17h55, última modificação 19/05/2015 20h02
A Exponan contou com um atrativo a mais em 2013. A 32ª edição da festa comportou o painel agropecuário “Desafios e Potencialidades”, realizado pela Câmara Municipal de Nova Andradina em parceria com Agraer, IFMS, Iagro, Banco do Brasil, Crescer Assessoria Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDE), Coopavil, Coopergrãos e Curso Técnico em Agronegócio- Escola Estadual Nair Palácio de Souza.

Proposta pelo vereador Vicente Lichoti, a iniciativa foi coordenada pelo pesquisador da Embrapa, Claudio Lazzarotto. Na ocasião, foram debatidas alternativas voltadas aos produtores locais. Após a identificação de potencialidades, foram DSC_1025.JPGressaltadas estratégias para a cultura de soja e a produção de leite.

Teremos um seminário sobre soja na segunda quinzena de novembro coordenado pelo IFMS e pelo Banco do Brasil”, explicou Vicente Lichoti. Segundo o vereador, a intenção é verificar a produção já desempenhada, apresentar novos recursos e instruir os produtores.

Para o presidente da Casa de Leis, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), a articulação do painel foi positiva. “Com certeza foi um evento muito bem sucedido. Saímos com bons projetos e pudemos nos inteirar mais sobre esse universo tão importante que é a agropecuária”, analisou o parlamentar.

A ação também contemplou a produção leiteira. Nos próximos 10 dias a Coopavil, Agraer, Banco do Brasil e CMDE devem apontar sete propriedades como unidades demonstrativas. “Essas propriedades serão referência  para, posteriormente, difundirmos a tecnologia e as estratégias para outros produtores”, complementou Vicente.

Outros projetos já foram pontuados para 2014. A previsão é que até o mês de março sejam ampliadas as propostas para a olericultura, uma área da horticultura que visa o cultivo de hortaliças.

O painel contou ainda com a presença do vereador Edson Tolotti, além de representantes da UFGD, Sindicato Rural, Consad, Consup, John Deere, Aprobens, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado e assentamento 17 de Abril.

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria