Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Outubro de 2013 / Câmara ressalta prevenção ao câncer de mama e parabeniza Outubro Rosa

Câmara ressalta prevenção ao câncer de mama e parabeniza Outubro Rosa

por Marcos Matos publicado 04/10/2013 15h05, última modificação 19/05/2015 20h01
Nova Andradina acompanha em 2013 mais uma edição do Outubro Rosa, campanha mundial contra o câncer de mama. O lançamento oficial da ação foi realizado na última quinta-feira (4) na Uniesp/ Finan, que promove a campanha em parceria com a Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Acina.

Durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), destacou a necessidade de um acompanhamento preventivo.

O exame do toque é fundamental e nem sempre as mulheres têm um momento para se preocupar em realizá-lo. Todos sabem que o câncer detectado em seu início tem um tratamento muito mais eficaz e essa campanha é uma ótima oportunidade para colocar os exames em dia”, destacou.

Na ocasião, a professora da Uniesp/ Finan, Cláudia Turra, expôs seu depoimento e reafirmou a necessidade de prevenção. A educadora atualmente enfrenta o câncer de mama e destacou que a rotina de exames deve ser respeitada.

Foi um depoimento comovente e realmente sintetiza essa ação. Um exame que deixamos para depois faz toda a diferença e todos que participam dessa mobilização estão de parabéns”, complementou Nenão.

Um abraço simbólico no obelisco central e o acendimento das luzes cor-de-rosa no comércio e vias públicas também marcaram a abertura da campanha. O mês de outubro segue com atividades diversas, como a realização do exame do toque na Uniesp nos dias 21 e 23, realização dos exames na área rural através da Unidade Móvel Ginecológica, além dos exames efetuados pelas unidades básicas de Saúde e Clínica da Mulher.

No dia 31, a programação será encerrada na Câmara Municipal, com a palestra “Câncer de Mama” e a entrega das premiações dos concursos Vitrine Criativa, Frases e Redação.

A abertura do Outubro Rosa em Nova Andradina também foi acompanhada pelos vereadores Adriano Palopoli, Cido Pantanal, prefeito Roberto Hashioka, deputada estadual Dione Hashioka, presidente da Acina, Veridiana Kanashima e a secretária de Políticas para Mulher,Jozeli Chulli.

Participaram ainda da solenidade, o diretor da Uniesp/Finan,Henrique de Barros, diretor de Assuntos Estratégicos, Luciano Dobbins, coordenadora de Pedagogia Magali Sampaio, além dos secretários Silvio Senhorini (Saúde) e Arion Aislan (Finanças), delegado Luiz Quirino e a coordenadora de Políticas para Mulher de Batayporã Taísy Mariscal.

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria

Fotos: Natalho Cuer