Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2013 / Mês de Setembro de 2013 / Legislativo estuda sistema alternativo para captação e economia de água

Legislativo estuda sistema alternativo para captação e economia de água

por Marcos Matos publicado 25/09/2013 14h44, última modificação 19/05/2015 19h59
Câmara de Nova Andradina analisa possibilidade de implantação de sistema que utiliza água da chuva para fins de manutenção

O presidente da Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira (Nenão), afirmou que estuda a possibilidade de instalação de sistema de captação de água da chuva no prédio do Legislativo. Segundo o vereador, a iniciativa pode reduzir até 50% do gasto com conta de água.

“O prédio da Câmara é grande e é preciso muita água para fazer sua manutenção. Esse sistema é uma economia de dinheiro e deste recurso natural tão precioso”, afirmou o presidente da Casa de Leis.

O parlamentar complementou que a proposta está em análise e encontra-se em orçamento. “Estamos verificando a disponibilidade do mercado, mas acredito que em breve conseguiremos uma boa opção”, pontuou Nenão.

A água captada da chuva é utilizada para completar o abastecimento onde a água potável não é essencial. Alguns dos fins mais comuns são limpeza, descarga de banheiros, lavagem de carros, reservatórios contra incêndios e irrigação. A qualidade da água para estas finalidades fica garantida por um sistema de filtragem.

“Acredito que o serviço público deve dar esse exemplo de sustentabilidade e espero que essa preocupação da Câmara possa inspirar outras organizações daqui de Nova Andradina. Já passamos por períodos difíceis em nosso Estado e é válido ter essa preocupação”, finalizou o presidente.

Fonte: Ana Carla Barbosa / Assessoria