Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara abre espaço na Tribuna Livre para divulgação de projeto universitário premiado nacionalmente

Câmara abre espaço na Tribuna Livre para divulgação de projeto universitário premiado nacionalmente

por Cleverson Gouveia publicado 17/07/2025 12h46, última modificação 17/07/2025 12h46
Time Enactus UFMS apresenta iniciativas de impacto social e recebe apoio dos vereadores à agricultura familiar e ao empreendedorismo jovem
Câmara abre espaço na Tribuna Livre para divulgação de projeto universitário premiado nacionalmente

Cogecom

Na 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Andradina, realizada nesta terça-feira (15), a Tribuna Livre foi utilizada para um momento de grande relevância acadêmica e social. A pedido da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Time Enactus UFMS Nova Andradina apresentou os resultados de projetos desenvolvidos por seus integrantes, que vêm ganhando reconhecimento nacional pelo impacto social e sustentável gerado na região.

A apresentação foi conduzida pela professora-conselheira institucional, Dra. Gislayne da Silva Goulart, e pelo universitário João Vitor Ribeiro Lima, egresso do curso de Administração, que representaram a equipe. O objetivo foi divulgar os projetos, compartilhar conquistas recentes e destacar a importância da participação da universidade no Encontro Nacional Enactus Brasil 2025, que será realizado em Belém do Pará.

Durante a sessão, os vereadores elogiaram o trabalho dos estudantes e destacaram o papel da UFMS no fortalecimento da agricultura familiar por meio de iniciativas de empreendedorismo jovem. Parabenizaram o Time Enactus pelas premiações conquistadas e se colocaram à disposição da universidade para colaborar com a divulgação dos projetos e ações de apoio institucional.

Entre as iniciativas apresentadas estão o PCER – Programa de Capacitação em Empreendedorismo Rural, que capacita agricultores do Vale do Ivinhema na gestão de negócios, e o Ciclorecicla, voltado à educação ambiental com estudantes do ensino médio. O Time Enactus também foi campeão nacional do Desafio Pela Saúde, ao criar um modelo inovador de diagnóstico de doenças com uso de inteligência artificial em comunidades vulneráveis.

A equipe, reconhecida recentemente como Time Ouro da Rede Enactus Brasil, foi criada há pouco mais de um ano e já é considerada uma das mais promissoras do país. João Vitor, que preside o grupo, também foi homenageado como um dos Top 10 Universitários do Ano da organização.

Em nome do poder legislativo, o presidente professor Fábio Zanta afirmou que, a Câmara reconhece o valor da produção acadêmica local e demonstra apoio às iniciativas que unem juventude, conhecimento e impacto na vida das pessoas.

Mídias Sociais