Câmara abre espaço na Tribuna Livre para divulgação de projeto universitário premiado nacionalmente
Na 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Andradina, realizada nesta terça-feira (15), a Tribuna Livre foi utilizada para um momento de grande relevância acadêmica e social. A pedido da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o Time Enactus UFMS Nova Andradina apresentou os resultados de projetos desenvolvidos por seus integrantes, que vêm ganhando reconhecimento nacional pelo impacto social e sustentável gerado na região.
A apresentação foi conduzida pela professora-conselheira institucional, Dra. Gislayne da Silva Goulart, e pelo universitário João Vitor Ribeiro Lima, egresso do curso de Administração, que representaram a equipe. O objetivo foi divulgar os projetos, compartilhar conquistas recentes e destacar a importância da participação da universidade no Encontro Nacional Enactus Brasil 2025, que será realizado em Belém do Pará.
Durante a sessão, os vereadores elogiaram o trabalho dos estudantes e destacaram o papel da UFMS no fortalecimento da agricultura familiar por meio de iniciativas de empreendedorismo jovem. Parabenizaram o Time Enactus pelas premiações conquistadas e se colocaram à disposição da universidade para colaborar com a divulgação dos projetos e ações de apoio institucional.
Entre as iniciativas apresentadas estão o PCER – Programa de Capacitação em Empreendedorismo Rural, que capacita agricultores do Vale do Ivinhema na gestão de negócios, e o Ciclorecicla, voltado à educação ambiental com estudantes do ensino médio. O Time Enactus também foi campeão nacional do Desafio Pela Saúde, ao criar um modelo inovador de diagnóstico de doenças com uso de inteligência artificial em comunidades vulneráveis.
A equipe, reconhecida recentemente como Time Ouro da Rede Enactus Brasil, foi criada há pouco mais de um ano e já é considerada uma das mais promissoras do país. João Vitor, que preside o grupo, também foi homenageado como um dos Top 10 Universitários do Ano da organização.
Em nome do poder legislativo, o presidente professor Fábio Zanta afirmou que, a Câmara reconhece o valor da produção acadêmica local e demonstra apoio às iniciativas que unem juventude, conhecimento e impacto na vida das pessoas.