Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara reabre espaço “Helena Meirelles” com exposição alusiva à Consciência Negra

por Marcos Santi publicado 11/11/2021 11h34, última modificação 11/11/2021 11h34
Legislativo municipal também aprovou projeto de lei que institui a Semana da Consciência Negra no Município de Nova Andradina

A Câmara Municipal de Nova Andradina reabriu, nessa semana, o espaço cultural “Helena Meirelles” com exposição alusiva à Consciência Negra. O ato também marcou a primeira atividade referente à Semana da Consciência Negra, instituída por meio do Projeto de Lei n°. 41/2021, aprovado por unanimidade na 32ª Sessão Plenária Ordinária Deliberativa.

A medida tem a autoria da vereadora Cida do Zé Bugre (PL), que também coordenou a exposição. Os trabalhos permanecerão em exibição durante todo o mês de novembro e foram desenvolvidos por alunos da Escola Municipal Brincando de Aprender e pela artesã Ederli Vieira Cardoso, além dos artesãos Augusto Procópio, Heitor Honda, professor Nevasca.

A semana instituída pelo Projeto de Lei n°. 41/2021 visa ressaltar a cultura original da população negra e afrodescendentes, estimular a cidadania e a solidariedade e fomentar a produção artística e cultural em todas as suas formas, além de promover a realização de campanhas de integração e disseminação dos valores culturais da comunidade negra.

Para atingir os objetivos da lei, o poder público deverá implementar campanhas institucionais inspiradas nos princípios dos direitos humanos, objetivando sempre promover a cultura da igualdade racial, o respeito à diversidade religiosa e o combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial e de valorização da História e Cultura Afro-Brasileira.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em anualmente 20 de novembro, data estimada da morte do líder Zumbi dos Palmares. O Brasil é o país com a maior população negra fora do continente africano. De acordo com o IBGE, são mais de 110 milhões de pessoas negras no país.