Criação de Núcleo de Tecnologia e Empreendedorismo é proposta em indicação
Os vereadores Professor Luciano Leal (Podemos) e Gabriela Delgado (MDB) apresentaram a Indicação nº 465/2025, que sugere a criação de um Núcleo de Tecnologia voltado ao Empreendedorismo, Inovação, Ciência e Tecnologia em Nova Andradina. A proposta foi encaminhada ao Executivo e secretarias de Educação, Desenvolvimento Integrado e Finanças.
A iniciativa propõe a criação de um espaço, com possíveis denominações como NITEC (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo), Novatec ou Nit, em parceria com instituições renomadas como SEBRAE, SENAI, UEMS, UFMS, IFMS e outras entidades de ensino e qualificação profissional.
Segundo os parlamentares, o município possui grande potencial para inovação e desenvolvimento de projetos tecnológicos. A proposta visa transformar um espaço público atualmente subutilizado em um polo de inovação, com o objetivo de gerar, de acordo com os vereadores, "grande impacto social, educacional e econômico para a nossa cidade e região".
O núcleo ofereceria cursos tecnológicos e de capacitação para jovens em busca do primeiro emprego e para adultos interessados em aprimorar suas habilidades ou desenvolver novos negócios.
A indicação busca promover o desenvolvimento sustentável, a geração de emprego e renda e o fortalecimento do ecossistema inovador em Nova Andradina.