Iluminação pública é pauta de duas indicações apresentadas na Câmara
A iluminação pública foi tema de debate na Câmara com a apresentação de duas indicações legislativas voltadas à melhoria da infraestrutura urbana no distrito de Nova Casa Verde, com o propósito de garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida à população local, especialmente nos períodos noturnos.
Na Indicação 332/2025, o vereador Luciano Leal (Podemos), com coautoria de Naleu da Casa Verde (PSDB), solicita a instalação de novas luminárias públicas no trecho entre a Rua Marechal Rondon e a Avenida Pedro Cassimiro Motta. Segundo os autores, “o local enfrenta déficit de iluminação, o que compromete a visibilidade e aumenta a sensação de insegurança para moradores, pedestres e motoristas”, justificam.
Em outra Indicação (336/2025), o vereador Deildo Piscineiro (PSDB) propõe uma solução mais tecnológica e sustentável. Ele solicita a implantação de iluminação pública com sistema de energia solar fotovoltaica e luminárias de LED no trecho que liga o Auto Posto MS à BR-267, passando pela Churrascaria Gabrielly até o Posto Casa Verde, nas imediações da MS-134. O local é amplamente utilizado por moradores, trabalhadores e clientes dos estabelecimentos comerciais da região, apresentando tráfego intenso.
“A adoção de energia solar aliada à tecnologia LED é uma medida de eficiência energética e responsabilidade ambiental, reduzindo custos públicos a longo prazo e promovendo mais sustentabilidade no espaço urbano”, argumenta Deildo.
As duas indicações seguem agora para análise das secretarias competentes.