Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Indicação aponta oportunidade para ampliar acesso à tecnologia em Nova Andradina

Indicação aponta oportunidade para ampliar acesso à tecnologia em Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 14/11/2025 11h55, última modificação 14/11/2025 11h55
Adesão ao Programa Federal Computadores para a Inclusão pode viabilizar a doação de computadores para o município
Indicação aponta oportunidade para ampliar acesso à tecnologia em Nova Andradina

Peter Neylon/MCom

A Indicação 534/2025, apresentada pelo vereador Wilson Almeida (União Brasil), propõe que o Município de Nova Andradina manifeste interesse em participar do programa federal “Computadores para a Inclusão”, iniciativa do Ministério das Comunicações voltada ao fortalecimento de ações de inclusão digital em todo o país.

O programa integra a política nacional de inclusão digital, social e profissional. Por meio dele, computadores recondicionados são destinados a escolas, associações, comunidades rurais, aldeias indígenas, territórios quilombolas e entidades que promovem formação e qualificação para crianças, jovens, idosos e grupos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa também incentiva o letramento digital e o reaproveitamento sustentável de equipamentos eletrônicos, reduzindo impactos ambientais.

Na justificativa, o vereador ressalta que Nova Andradina possui diversos projetos que poderiam ser fortalecidos com a chegada desses equipamentos. “A adesão ao programa contribuiria para avanços na democratização do acesso à tecnologia, na formação profissional e na inclusão social de centenas de pessoas”, justfica.

A proposta sugere ainda que o Município busque parcerias e convênios com o Ministério das Comunicações e demais órgãos competentes, a fim de viabilizar a doação dos computadores ao município.

A indicação será analisada pelo prefeito Dr. Leandro Fedossi, pelo secretário municipal de Educação, Wagner Périgo, pela secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Cida Valdez, e pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Mídias Sociais