Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Abril 2014 / Documentos históricos da Câmara devem integrar Acervo Publico Municipal

Documentos históricos da Câmara devem integrar Acervo Publico Municipal

por Marcos Matos publicado 10/04/2014 10h01, última modificação 19/05/2015 20h04
O presidente Câmara Municipal de Nova Andradina, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) recebeu nesta terça-feira (8), as coordenadoras do Projeto “Inventario dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”, que visa realizar o levantamento dos documentos históricos da cidade para a criação de uma Arquivo Público Municipal. O encontro contou com a presença da coordenadora e historiadora do Arquivo Público de Mato Grosso do Sul, Lira Dequech juntamente com a historiadora Áurea Coeli, representantes da Fundação de Cultura do MS e funcionários do legislativo.
De acordo com Lira Dequech, o projeto pretende abranger os documentos dos poderes executivo e legislativo, com precedente para algum acervo particular que se tenha notícia e que seja importante na formação da história do Município ou Estado. “O objetivo é sensibilizar os municípios para que, em contato com o projeto e seu resultado, passem a adotar uma política de preservação de seus bens patrimoniais e a visualizar a necessidade de criação de arquivos municipais ou outro equipamento cultural cabível”, explica a historiadora.

Nenão nomeou três funcionários para auxiliar no levantamento do acervo dos documentos históricos da Câmara e ressaltou a importância do projeto.

DSC_7226.JPGA Câmara tem um material muito rico, porém nosso arquivo está guardado em caixas, sendo deteriorado com o tempo. Além disso, temos o Sr. Honório, que é a história viva do legislativo. Ele viveu 51 anos dentro da Câmara, conhece os detalhes da nossa história e poderia contribuir muito com este trabalho. A preservação da cultura e da história são fundamentais para guardar a memória de um povo, de uma cidade”, ressaltou.

Também estiveram presentes na reunião dois membros do Conselho Municipal da Cultura, Juliana Zampieri Nora e Fabio Arruda, o professor da UFMS, Eduardo Martins, a bibliotecária, Silvania Amorim, que representou o IFMS, a acadêmica da UFMS, Julia Falgeti Luna e a gerente de cultura de Nova Andradina, Wanger da Silva Dantas.

Após a reunião, os nomeados participaram de um treinamento oferecido pelas coordenadoras do projeto.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria

     

Mídias Sociais