Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Agosto 2014 / Chico Manaus e Hisao Goto recebem título de cidadão de Nova Andradina

Chico Manaus e Hisao Goto recebem título de cidadão de Nova Andradina

por Marcos Matos publicado 19/08/2014 12h38, última modificação 19/05/2015 20h07
A Câmara Municipal realizou na noite de segunda-feira, dia 18 de agosto, sessão solene de outorga de títulos de cidadão de Nova Andradina, momento em que foram homenageados com títulos os senhores Francisco Martins Cardoso, e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Hisao Goto.

Francisco Martins Cardoso, o “Chico Manaus”, foi o primeiro a receber a honraria, que foi concedida através do Decreto nº 11/2012, de 05 de novembro de 2012, de autoria do ex-vereador Claudinei Santi Brambila, o Magrelo. Chico Manaus ficou bastante emocionado e agradeceu a todos os vereadores ao receber o título de cidadão.

Hoje é um dia muito especial para mim e minha família, só tenho a agradecer”, disse.

O ex-vereador Magrelo agradeceu à Câmara pela realização da sessão solene para outorga do título de cidadão para Chico Manaus, afirmando que ele é uma pessoa que marcou a história de Nova Andradina e merece esse reconhecimento.

O Chico Manaus vem divulgando o nome do nosso município em todo o Brasil, e tem muito orgulho de ser um nova-andradinense. É um grande trabalhador, merece todo o nosso reconhecimento e respeito”, ressaltou Magrelo.

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Hisao Goto foi o segundo a receber o título de cidadão honorário na noite de festa promovida pela Câmara. O título foi concedido por meio do Decreto Legislativo nº 01, de 23 de junho de 2014, de autoria do presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, em reconhecimento à importante participação nas ações político-administrativas que proporcionaram o desenvolvimento do Município.

Hisao Goto, ao receber o título de cidadão, fez uma retrospectiva história das décadas de 60, 70 e 80 nos setores da saúde, educação, esportes, economia e política de Nova Andradina, com grande riqueza de detalhes, bem como sobre a sua participação na história de Nova Andradina. Vereador por cinco mandatos e presidente da Câmara em duas gestões, o agora cidadão nova-andradinense agradeceu a todos os vereadores pela aprovação do Projeto de Resolução, e concluiu suas palavras citando Dom Hélder Câmara.

É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca. Agradeço em meu nome e de toda minha família por este título”, disse.

O presidente da Câmara, vereador Newton Luiz de Oliveira, que concedeu o título de cidadão à Hisao Goto, afirmou que a honraria é um reconhecimento pelo importante trabalho que foi desempenhado pelo cidadão desde a sua chegada em Nova Andradina, em 1961.

Empresário, fundador da Acena, do Lions Clube e também com participação ativa na vida política e econômica da cidade, Hisao Goto é merecedor deste título”, destacou Nenão.

 

_MG_4829.JPGFrancisco Martins Cardoso – Popularmente conhecido como Chico Manaus, Francisco Martins Cardoso nasceu em 12 de julho de 1931, no município de Uauá, no Estado da Bahia. Sua trajetória teve o trabalho como marca principal, já que desde muito pequeno teve que substituir os brinquedos por instrumentos da lida. Chegou no Porto Primavera em 1965, e se estabeleceu na Fazenda Primavera, onde trabalhou como transportador de madeira.

Em 1970, em busca de novos desafios, veio para Nova Andradina, vendeu o seu caminhão e comprou um jipe, e passou a ganhar a vida como taxista, pelo período de seis anos. O reconhecimento e sucesso profissional vieram quando começou a atuar com compra e venda de gado.

Aos 83 anos de idade continua na luta diária pela sobrevivência sem nunca demonstrar desânimo nem descrença no futuro. Pai de cinco filhos, avô de 17 netos e bisavô de 13 bisnetos, Chico Manaus há 44 anos é nova-andradinense e tem muito orgulho desse chão.

 

MG_4841.JPGHisao Goto – Natural de Cafelândia, interior de São Paulo, nascido em 10 de outubro de 1939, filho de Seite Goto e Fussa Sumi Goto. Cresceu grande parte da infância e adolescência na cidade de Andradina, Estado de São Paulo.

Chegou em Nova Andradina em 1961, onde já residia sua família. Homem de visão, acreditou no potencial da cidade e instalou uma alfaiataria denominada Alfaiataria Imperial, que veio a se tornar Bazar Imperial, e hoje Loja Imperial, que é dirigida por seu filho Enzo Goto.

Em 1962, casou-se com Rosa Goto, dessa união nasceram Ênio Goto, Enzo Goto e Eliane Goto, e hoje é avô de quatro netos, Hugo Goto, Felipe Goto, Vitor Goto e Isadora Goto.

Dentre suas atividades desenvolvidas em Nova Andradina, atuou como feirante, alfaiate e lojista. Foi um dos fundadores do Lions Club e Maçonaria. Porém suas duas grandes paixões foram a política e o futebol.

Fez parte das primeiras equipes do Sena, como jogador.

Entrou para a política em 1969, pelas mãos do pastor Júlio Ferreira de Alencar, da Igreja Assembleia de Deus, já que os vereadores, nesta época, eram homologados através de indicação.

Foi membro do Diretório do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e candidato pelo partido pela primeira vez neste mesmo ano.

Hisao Goto foi vereador por cinco mandatos, eleito em 1969, 1972, 1976, 1982 e 1996, somando 20 anos de atuação como parlamentar na Câmara de Nova Andradina. Participou de várias comissões técnicas da Câmara e como político foi um dos articuladores da vinda da Usina Santa Helena, pela instalação do Fórum de Nova Andradina e contribuiu diretamente na viabilização de obras como a construção de casas nos bairros Cohab I, II e III.

Foi presidente da Câmara Municipal por dois mandatos, de 31/02/1973 a 31/12/1974 e de 01/02/1983 a 31/12/1984. Hisao Goto, quando presidente do Poder Legislativo, deu posse à primeira mulher vereadora do Município de Nova Andradina, Luiza Trotta Abrão.

Participou juntamente com os vereadores na aprovação da Festa Julina de Nova Andradina (Fejuna).

Fonte: Bete Lopes / Assessoria

     

Mídias Sociais