Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Julho 2014 / Patrulha mecanizada beneficia pequenos produtores de Nova Andradina

Patrulha mecanizada beneficia pequenos produtores de Nova Andradina

por Marcos Matos publicado 02/07/2014 11h22, última modificação 19/05/2015 20h07
Produtores da Agronova e da Associação do Retiro do Frutuoso, do Assentamento Teijin são beneficiados com equipamentos agrícolas. Recursos foram viabilizados pelo deputado federal Marçal Filho. Poder Legislativo prestigia solenidades.

Na tarde desta quinta-feira (26), o presidente da Câmara Municipal, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) e os vereadores Quemuel de Alencar e Zé Bugre participaram das cerimônias de entrega de patrulhas mecanizadas e implementos agrícolas para a Agronova (Associação dos Hortifrutigranjeiros de Nova Andradina) e Associação dos Pequenos Produtores do Retiro do Frutuoso, no lote 363, do Assentamento Teijin.

Os recursos foram viabilizados pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Abastecimento) através de emenda parlamentar do deputado federal Marçal Filho, no valor de R$ 251.550,00 com contrapartida do município no valor de R$ 6.450,00 reais.

A finalidade do programa é de dotar aos pequenos produtores rurais do município organizados em associações, dando condições necessárias para que desenvolvam suas atividades em suas respectivas propriedades.

DSC_9350.jpgEm seu discurso, Nenão ressaltou a importância dos equipamentos adquiridos para os pequenos produtores rurais e agradeceu as emendas do deputado Marçal Filho.

Essas ferramentas ajudaram na produção dos alimentos nas pequenas propriedades rurais gerando mais renda para essas famílias. Para o consumidor, o produto chega a sua mesa com mais qualidade e melhor preço”, frisa o líder do legislativo.

O deputado Marçal destacou a rapidez com que a emenda foi liberada, graças ao trabalho do município. “Essa emenda parlamentar saiu muito rápida, graças à agilidade da Prefeitura, Em algumas cidades, o projeto não chega adequado o que dificulta na hora do empenho e liberação dos recursos”, relatou. E emendou: “o trabalho do executivo e do legislativo é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade e aqui as coisas acontecem porque os poderes caminham juntos em prol da comunidade”, afirma.

DSC_9348.jpgAs solenidades de entrega também contaram com a presença do prefeito Roberto Hashioka, deputada estadual, Dione Hashioka, secretário municipal da Semdi (Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado), Márcio Costa, secretario adjunto Umberto Canesque, primeiro secretário do CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), Edilson Nantes, o presidente da Agronova e engenheiro agrônomo, Edmundo Minori Tiba, lideranças comunitárias e produtores rurais.

Patrulha mecanizada Agronova

A entrega aconteceu no pátio do Demtran (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes). O investimento foi de R$ 83.850,00. A patrulha mecanizada é composta de um trator Massey Ferguson 250 XE e os implementos agrícolas sendo um arado fixo hidráulico de 3 discos de 26 polegadas, uma grade niveladora de arrasto com 20 discos de 20 polegadas e ainda esta em fase de aquisição, uma encanteiradeira de um metro e um motocultivador (microtrator).

Patrulha mecanizada Associação dos Pequenos Produtores do Retiro do Frutuoso, no Assentamento Teijin

A entrega ocorreu no lote 363, do produtor Manoel Bigode, no Assentamento Teijin. A patrulha mecanizada é composta por um trator agrícola 4x4 e implementos agrícolas sendo 1 grade aradora intermediária 14 disco, 1 grade niveladora 28 disco, 1 subsolador de 2 hastes com shock control, 1 distribuidora de calcário com capacidade de 2,3m3, 1 plantadeira de mandioca 2 linhas com adubadeira e 1 carreta agrícola em aço com capacidade de 400kg. O investimento chegou a R$ 167.400,00.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria