Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Maio 2014 / Vereador Nenão sugere campanha de prevenção sobre a tireoide

Vereador Nenão sugere campanha de prevenção sobre a tireoide

por Marcos Matos publicado 28/05/2014 12h49, última modificação 19/05/2015 20h06
Silenciosas e pouco conhecidas, as doenças da tireoide vem fazendo mais vítimas a cada ano. Números da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia apontam que, nos últimos dez anos, a incidência da enfermidade aumentou 10% no Brasil. Estima-se ainda que mais da metade da população brasileira desenvolva nódulos na glândula tireoide em algum momento da vida, dos quais, em média, 5% se tornam cancerosos.

Preocupado com essa realidade e a falta de informação da população, o vereador Newton Luiz de Oliveira (Nenão) propôs, através de indicação, na sessão realizada no dia 26 de maio, a criação de uma campanha de prevenção sobre as doenças causadas por disfunções da tireoide a fim de esclarecer a população acerca dos cuidados, sintomas, prevenção, identificação e possível tratamento da doença.

Através da distribuição de materiais de cunho educativo, palestras, cartazes e outros informativos, a população poderá reconhecer os sintomas da doença e procurar ajuda especializada”, explica Nenão.

Ele disse ainda que conhece o problema de perto porque vivenciou isso com familiares e amigos. “Dia 25 de maio é o dia internacional da conscientização da tireoide. Poderíamos desenvolver atividades nesta data e incentivar a população a buscar tratamento médico, porque cerca de 85% dos pacientes que têm o câncer diagnosticado precocemente se mantêm vivos e ativos”, completa.

A indicação foi encaminhada a Secretaria Municipal de Saúde e ao prefeito Roberto Hashioka.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria