Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Março 2014 / Câmara entrega Moção de Parabenização ao Tenente Nelson Tolotti, comandante da Força Tática

por Marcos Matos publicado 25/03/2014 23h02, última modificação 19/05/2015 20h04
Proposta pelos vereadores do PMDB, Newton Luiz de Oliveira (Nenão) e Robertinho Pereira, e do PT, Vicente Lichoti e Edson Tolotti Machado, o Poder Legislativo municipal entregou na sessão desta segunda-feira (24), Moção de Parabenização ao Comandante da Força Tática do 8º Batalhão da PM de Nova Andradina, Tenente Nelson Vieira Tolotti. A moção foi subscrita por todos os demais edis da Câmara Municipal em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados no combate ao crime organizado no município de Nova Andradina e região do Vale do Ivinhema.

Na propositura, os vereadores lembraram que Tolotti vem de uma família de militares. Ingressou na PM do Estado de Mato Grosso do Sul em 1º de dezembro de 2003, quando conclui o Curso de Formação de Soldado, obtendo o 1º lugar da turma.

A partir de então, atuou nas cidades vizinhas de Angélica e Batayporã até que, em janeiro de 2012, assumiu o Comando da Força Tática do 8º Batalhão, que tem sede em Nova Andradina e companhia, pelotões e grupamentos em Bataguassu, Anaurilândia, Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Angélica e os distritos de Nova Porto XV de Novembro, Quebracho, Nova Casa Verde, Amandina e Ipezal.

Com novas ideias, pulso firme, e um aumento no seu efetivo, que atualmente conta com oito policiais militares altamente qualificados e submetido a constante treinamento, Vieira determinou que a equipe passasse a trabalhar totalmente integrada com o setor de inteligência, e em consonância com as demais forças militares.

A sua principal missão foi intensificar o policiamento em locais com alto índice de crimes violentos, ocorrências de vultos, controle de tumultos de pequenas dimensões, ações para restauração da ordem pública e combate ao crime organizado.

Ainda no seu primeiro ano a frente da corporação, os resultados começaram a aparecer. Sua equipe também atendeu inúmeras operações de risco, muitas delas com gerenciamento de crises tanto em barreiras policiais em ruas, zona rural, rodovias e estradas vicinais, realizou abordagens e checagens de pessoas, recuperação de veículos e de caminhões com cargas suspeitas.

Pelo trabalho exemplar, impecável e valorosa atuação é que a Câmara Municipal presta esta homenagem ao Comandante Nelson Vieira Tolotti, parabenizando-o por ajudar sobremaneira a garantir a segurança pública, e ter conquistado o reconhecimento da comunidade pelo valor de seus componentes e, notadamente, pelo combate ao crime organizado e outras ocorrências de grande risco não somente em Nova Andradina, mas em todos os municípios de responsabilidade do 8º BPM.

Após a entrega da honraria, o Tenente usou a tribuna para agradecer a iniciativa da Casa. Num breve discurso, cumprimentou sua família e destacou a importância da sua equipe, dos parceiros da sua corporação. “Sem eles, esse fenômeno da Força Tática não reluziria de tal maneira”, disse. Em tom de despedida, o tenente desejou sorte ao que permanecem na Força Tática. “Vão e vençam porque vencido ninguém os conhece”.

Nenão confirmou a noticia que o tenente Nelson Vieira Tolotti deve deixar o comando da Força Tática nos próximos dias, daí a homenagem neste momento.

É importante destacar o trabalho de todos os componentes, mas fizemos esta homenagem ao Tenente Vieira Tolotti porque não queríamos que fosse embora. É um profissional dedicado. Nossa cidade carece de profissionais deste gabarito, com coragem e disposição de enfrentar a bandidagem”, ressaltou o presidente.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria