Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Notícias de 2014 / Março 2014 / Nenão requer dados sobre programa que prevê melhoria dos serviços de Atenção Básica

por Marcos Matos publicado 26/03/2014 19h40, última modificação 19/05/2015 20h04
Assegurar maior acesso e a qualidade dos serviços de Atenção Básica em Nova Andradina deve ser um desafio constante da administração. Pensando nisso, o presidente da Câmara, Newton Luiz de Oliveira, o Nenão, apresentou requerimento na sessão desta segunda-feira (24), questionando se o município cadastrou as equipes de saúde no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
O requerimento, encaminhado ao secretário de saúde, Silvio Senhorini, também solicita informações sobre as ações desenvolvidas envolvendo as equipes de atenção básica, os valores recebidos do governo federal para manutenção deste programa e se parte desses recursos são transferidos aos agentes de endemias.

Para o vereador Nenão, através do PMAQ-AB é possível avaliar se os serviços ofertados aos usuários estão sendo de qualidade, eficientes e resolutivos e, se a estrutura física está em condições adequadas para a realização dos trabalhos dos profissionais. Além disso, a participação do município prevê o repasse de recursos extras, de acordo com o cumprimento das metas estabelecidas, para a Secretaria de Saúde, destinados ao fortalecimento da prestação de serviços da rede.

O programa busca garantir um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. Dessa forma, não haveria tanta diferença entre os serviços prestados pelos municípios e a população poderia contar com uma saúde de maior qualidade”, defendeu o presidente de legislativo de Nova Andradina.

Fonte: Glaucia C. Piovesan / Assessoria