Palestra na FINAN discute compliance e reforça parceria com a Câmara de Nova Andradina
A FINAN sediou, na noite de segunda-feira (20), a palestra “Compliance: Instrumentos, Desafios e Boas Práticas de Governança Corporativa”, voltada aos acadêmicos do oitavo semestre do curso de Direito. O evento contou com a presença de servidores da Câmara de Vereadores e do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Municipais (Previna).
Os palestrantes foram Rodrigo Aguirre, diretor-presidente do Previna, e Bruno Sales, ouvidor, professor de pós-graduação e chefe de Recursos Humanos da Câmara de Vereadores de Nova Andradina. Ambos compartilharam experiências sobre a aplicação de programas de integridade e o papel da ouvidoria na gestão pública.
Coordenador da atividade, o professor da disciplina de LGPD e Compliance, advogado Marcos Daniel Santi — que também é jornalista efetivo na Câmara Municipal — destacou a relevância do encontro. “Eventos como este aproximam a universidade da sociedade, permitindo a troca de experiências entre o meio acadêmico e os profissionais que atuam diretamente na administração pública. Essa interação enriquece o aprendizado e fortalece o compromisso ético dos futuros operadores do Direito”, afirmou.
Durante a palestra, Aguirre apresentou as práticas de compliance que garantiram ao Previna a recertificação no programa Pró-Gestão, nível II, com 100% de aprovação. Já Bruno Sales ressaltou o papel estratégico da ouvidoria e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na construção de uma cultura de transparência e responsabilidade institucional.
A atividade também reforçou a parceria entre a FINAN e a Escola do Legislativo da Câmara de Nova Andradina, voltada à promoção de atividades de capacitação e formação cidadã. Para a coordenadora do curso de Direito, Caroline Rodrigues Celloto Dante, “a Escola do Legislativo e a FINAN desempenham papéis complementares na disseminação do conhecimento. Essa parceria amplia o alcance das ações educativas e contribui para a formação de profissionais mais conscientes e comprometidos com o interesse público”.