Posto de atendimento do IAGRO e AGRAER em Nova Casa Verde visa fortalecer agricultura familiar
Lideranças governamentais, dirigentes de órgãos estaduais e municipais ligados à agricultura e à produtividade rural serão oficiados pela Câmara Municipal de Nova Andradina a responder sobre a possibilidade de implantação de um posto de atendimento dos órgãos do IAGRO-MS e AGRAER no Distrito de Nova Casa Verde.
A solicitação foi feita através da indicação 186/2025, de autoria do vereador Naleu da Casa Verde, apresentada na 9ª sessão deliberativa desta terça-feira, dia 22 de abril.
De acordo com o parlamentar, os produtores rurais desta localidade enfrentam dificuldades para acessar serviços essenciais como: orientação sobre emissão de notas fiscais de animais; informações sobre transporte e comercialização de animais; apoio com o Cadastro Ambiental Rural (CAR); solicitação da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf); orientações sobre programas e políticas públicas da agricultura familiar; orientação e emissão do GTA (Guia de Transporte Animal).
“A distância até a sede do município de Nova Andradina dificulta o acesso a esses serviços, que são fundamentais para o desenvolvimento da produção rural. O posto de atendimento poderá trazer mais agilidade, economia e incentivo ao fortalecimento da agricultura familiar”, argumenta Naleu.
O documento legislativo foi endereçado ao prefeito Dr. Leandro Fedossi, ao governador Eduardo Riedel, deputado estadual Pedro Caravina, diretor-presidente e coordenador da AGRAER-MS, Washington Willeman de Souza, Sandro Poloni, respectivamente; diretor-presidente e diretor regional da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) de Mato Grosso do Sul, Daniel Barbosa Ingold e Júlio Jodai, respectivamente.