Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Premiadíssima Banda Getúlio Vargas recebe mais uma honraria da Câmara de Nova Andradina

Premiadíssima Banda Getúlio Vargas recebe mais uma honraria da Câmara de Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 24/09/2025 10h38, última modificação 24/09/2025 10h38
Integrantes, professores, diretores e colaboradores mantêm viva uma história de conquistas e tradição, que muito orgulha os nova-andradinenses
Premiadíssima Banda Getúlio Vargas recebe mais uma honraria da Câmara de Nova Andradina

QI Propaganda

Na 28ª sessão ordinária, a Câmara Municipal de Nova Andradina homenageou a Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas com a Moção de Parabenização nº 51/2025, de autoria da vereadora Márcia Lobo (Podemos) e subscrita pelos demais parlamentares. A honraria reconhece o brilhante desempenho da corporação no Campeonato de Bandas e Fanfarras, realizado em 30 de agosto, em Dourados, onde conquistou cinco premiações em diferentes categorias.

O evento reuniu 33 bandas e fanfarras de 29 municípios sul-mato-grossenses. Representando Nova Andradina, a Banda Marcial Getúlio Vargas alcançou os seguintes resultados: Banda de Percussão Sinfônica Sênior: 2º lugar Baliza e 2º lugar Corpo Coreográfico; Banda Marcial Sênior: 2º lugar Baliza, 2º lugar Corpo Coreográfico e 2º lugar Corpo Musical.

A homenagem reforça o histórico de conquistas e a tradição da Banda Marcial, fundada a partir da Guarda Mirim de Nova Andradina, em 1983. Desde então, a corporação passou por diferentes fases e direções, até consolidar-se sob a batuta do maestro Edson Dias Pinheiro, que a conduz desde o ano 2000.

Com mais de 40 anos de existência e 123 troféus conquistados em competições regionais e nacionais, a Banda Marcial Getúlio Vargas é referência no cenário musical e cultural de Mato Grosso do Sul.

Ao justificar a moção, a vereadora Márcia Lobo destacou o talento, a disciplina e a dedicação dos integrantes, professores e colaboradores. “A Câmara de Nova Andradina expressa seu reconhecimento e deseja que a Banda continue sendo motivo de orgulho para a nossa cidade”, afirmou.

Resumo da história da Banda Marcial Municipal Getúlio Vargas

Já destacado acima, a Banda Marcial Getúlio Vargas teve sua origem em 3 de julho de 1983, como um grupo paramilitar composto por alunos da Guarda Mirim de Nova Andradina. Inicialmente, os integrantes acompanhavam o pavilhão de bandeiras em eventos cívicos.

Sob a direção do comandante Átila Rodrigues Falcão, o grupo começou a se estruturar como uma banda marcial. Ao longo dos anos, a banda passou por diversas fases e transformações, sendo dirigida por diferentes profissionais, incluindo Amaury Nunes de Carvalho, Altamiro Gomes da Silva, Elias Antônio Alves Sobrinho e Edmir dos Santos.

Desde o ano de 2000, o maestro Edson Dias Pinheiro está à frente da banda, contribuindo significativamente para sua evolução e reconhecimento.

Mídias Sociais