Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Procuradoria da Mulher de Nova Andradina lança campanha “Absorventes para Todas”

por Marcos Santi publicado 22/03/2022 12h10, última modificação 22/03/2022 12h10
Campanha já tem a adesão da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul e articula novos parceiros

Procuradoras têm articulado parceiros para campanha. OAB de Nova Andradina está entre as primeiras instituições a aderir (Foto: Procuradoria da Mulher)

Com o intuito de assistir mulheres em situação de vulnerabilidade, a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Nova Andradina lançou a campanha “Absorventes para Todas”. A iniciativa será desenvolvida até o fim de maio e tem a Casa de Leis como ponto inicial de arrecadação.

“Para contribuir, basta doar um pacote de absorvente em um dos pontos de arrecadação, sendo que o primeiro estará disponível na Câmara, mas estamos empenhadas em buscar parcerias para que todos possam aderir, a exemplo da 7ª Subseção da OAB, que já confirmou a sua adesão”, destacou a procuradora Gabriela Delgado (PSB).

Além da parlamentar, a iniciativa tem a coordenação das vereadoras e procuradoras Cida do Zé Bugre (PL) e Márcia Lobo (MDB). Mais informações sobre a campanha de arrecadação de absorventes podem ser obtidas pelo telefone (67) 3441-0700. “Faremos essa arrecadação até maio e depois iremos destinar a quem necessita”, complementaram as parlamentares.

Tema já pautou indicações na Câmara

“Para muitas mulheres, o período menstrual é um momento desconfortável. Se torna ainda mais complicado quando elas não têm acesso aos produtos básicos de higiene pessoal, em especial absorventes íntimos. Diante disso, muitas se fazem valer do improviso, utilizando tecidos, papel higiênico e até mesmo jornal”, emendaram as vereadoras.

O assunto, inclusive, já pautou duas indicações aprovadas pela Câmara. A primeira (Ind. nº. 246/2021) sugeria a distribuição nas unidades de Estratégia Saúde da Família, enquanto a segunda (Ind. n°. 320/2021) solicitava à Prefeitura a criação de programa voltado para o fornecimento nas escolas públicas, com foco nos anos finais do ensino fundamental e médio.

No âmbito nacional, recentemente o Congresso derrubou o veto presidencial ao projeto que prevê distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda da rede pública e para mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social. “Porém, não podemos esperar mais e partimos para a ação”, emendaram as vereadoras.

De acordo com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Nova Andradina, estima-se que, no Brasil, 26% das meninas entre 15 e 17 anos não possuem condições de adquirir estes produtos, sem mencionar as questões de saneamento básico, como a falta de água, o que agrava a situação de quem está no período menstrual.

“O que as pessoas precisam entender é que o absorvente não é um item de beleza e, sim, um produto de higiene básica. Porém, com a situação econômica do país e os preços praticados, se torna inacessível. Por isso decidimos iniciar essa campanha, chamando a atenção para algo sobre o qual pouco se fala, porém que tem um impacto bastante considerável”, alertaram.

“Tudo isto forma um cenário problemático, onde uma das situações a serem trabalhadas é o desempenho escolar. Muitas meninas acabam faltando às aulas e têm sua educação prejudicada, além de afetar sua autoestima. Em 2014, a ONU declarou que o acesso a produtos de higiene menstrual é um caso de saúde pública mundial”, concluíram.