Propostas legislativas visam ampliar acesso à saúde e conectividade
Uma cidade mais conectada e com mais acesso à saúde visual. Esse é o foco de duas indicações legislativas apresentadas na 20ª sessão ordinária deliberativa da Câmara Municipal de Nova Andradina pelo vereador Deildo Piscineiro (PSDB), com coautoria da vereadora Gabriela Delgado (MDB) em uma das propostas.
Na indicação 338/2025, Deildo sugere à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde a implantação dos serviços de Optometria no Centro de Especializações Médicas (CEM). A proposta visa facilitar o diagnóstico e o tratamento de distúrbios da visão, como miopia, astigmatismo e presbiopia, por meio da atuação de um profissional optometrista. “A medida poderá reduzir a fila de espera para atendimento oftalmológico, promovendo maior agilidade e qualidade nos serviços prestados à população”, argumenta o parlamentar.
Já na indicação 344/2025, elaborada em conjunto com a vereadora Gabriela Delgado, a solicitação é voltada à instalação de rede wi-fi livre nas Feiras de Domingo, realizadas no núcleo urbano da cidade. A proposta foi encaminhada aos secretários municipais Raphael Perpetuo (Serviços Públicos) e Hemerson Israel dos Santos (Desenvolvimento Integrado e Meio Ambiente), com o objetivo de garantir conectividade aos feirantes e frequentadores, especialmente para viabilizar transações via PIX e ampliar o acesso à informação no local.
As duas indicações destacam o compromisso dos parlamentares com a inclusão digital e o fortalecimento da atenção básica à saúde.