Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora propõe reflorestamento de áreas públicas para combater erosões

Vereadora propõe reflorestamento de áreas públicas para combater erosões

por Cleverson Gouveia publicado 13/06/2025 09h01, última modificação 13/06/2025 09h01
Proposta tem como foco a prevenção de erosões, em áreas como o bolsão de águas fluviais do conjunto Walter Fernandes e a região da Fazenda São Domingos
Vereadora propõe reflorestamento de áreas públicas para combater erosões

Divulgação

Na busca por soluções sustentáveis para enfrentar problemas ambientais recorrentes no município, a vereadora Márcia Lobo (Podemos) reiterou, por meio da indicação nº 271/2025, a proposta de uma campanha de reflorestamento de áreas públicas em Nova Andradina com o apoio de entidades sociais locais.

A sugestão foi apresentada durante sessão ordinária e agora segue para avaliação do prefeito municipal, Dr. Leandro Fedossi, e do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hemerson Israel dos Santos.

A proposta tem como foco principal a prevenção de erosões, especialmente em áreas como o bolsão de águas fluviais do conjunto Walter Fernandes e a região da Fazenda São Domingos. A escolha dos locais não é aleatória: há cerca de dois anos, episódios de erosão severa causaram transtornos nos bairros Argemiro Ortega e Cristo Rei, levantando um alerta sobre a necessidade de ações preventivas mais eficazes.

“A cobertura vegetal tem sido reconhecida como um fator chave na proteção contra a erosão, aumentando a infiltração e a rugosidade superficial do solo, além de reduzir o impacto das gotas de chuva”, explicou a vereadora. “Por isso, entendemos que a proposta é viável e fundamental para resolver os problemas ambientais dessas áreas.”

O projeto visa envolver diretamente entidades da sociedade civil, numa ação conjunta que fortaleça a consciência ambiental e incentive a população a participar da recuperação ecológica de espaços públicos. O objetivo é restaurar o equilíbrio natural do solo, proteger os recursos hídricos e reduzir os riscos de novos processos erosivos que possam comprometer áreas urbanas e rurais da cidade.

Mídias Sociais