Vereadoras querem levar CAPS até distrito Nova Casa Verde
Durante a sessão itinerante da Câmara Municipal realizada em Nova Casa Verde, vereadores apresentaram reivindicações da população local na área de saúde mental. As demandas foram formalizadas por meio das indicações legislativas 328 e 330, com foco principal na ampliação dos atendimentos do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).
Na Indicação nº 328/2025, as vereadoras Gabriela Delgado (MDB) e Márcia Lobo (Podemos) voltaram a cobrar o Executivo Municipal e a Secretaria de Saúde um estudo de viabilidade para que a equipe do CAPS possa realizar atendimentos diretamente no distrito de Nova Casa Verde. A proposta é uma reiteração da indicação 210/2023, que já apontava a necessidade de descentralizar o serviço e ampliar o acesso da população local ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico especializado.
Enquanto a instalação dessa unidade do CAPS no distrito não é concretizada pela administração municipal, uma outra proposta, apresentada por meio da indicação 330/2025, pode resolver o problema.
A vereadora Gabriela Delgado (MDB), e os vereadores Alemão da Semente (PSDB) e Naleu Cavalcante (PSDB) sugeriram a disponibilização de um veículo (ônibus ou van) para o transporte dos usuários até a sede do município, onde o atendimento é atualmente realizado. O objetivo, segundo os autores, é garantir que os moradores não fiquem desassistidos por falta de locomoção.
As indicações seguem agora para análise da pasta da saúde, que será responsável por avaliar a viabilidade técnica e orçamentária de cada proposta.