Vereadores propõem criação de pátio municipal para retirada de “sucatas” das ruas de Nova Andradina
Não é raro encontrar veículos abandonados em vias públicas de Nova Andradina. Além de afetarem a paisagem urbana, esses carros em desuso — frequentemente classificados como sucatas — podem causar transtornos à população, riscos à segurança e prejuízos ao meio ambiente. Com o objetivo de enfrentar essa realidade, os vereadores Márcia Lobo (PODEMOS) e professor Fábio Zanata (MDB) apresentaram a indicação 236/2025, propondo a criação de um pátio municipal para guarda desses veículos.
A proposta prevê a instalação do espaço no Parque Industrial José Marques, onde os veículos abandonados nas ruas possam ser recolhidos e armazenados adequadamente. A medida está em consonância com a Lei Municipal nº 1.815, de 22 de maio de 2024, que proíbe o descarte irregular de sucatas, veículos inservíveis, entulhos e materiais similares em vias e demais áreas públicas do município.
O artigo 4º da referida legislação já permite a remoção de veículos abandonados, condicionando a guarda dos mesmos em local apropriado e a responsabilização dos infratores pelos custos de remoção e armazenamento. No entanto, a ausência de um local adequado compromete a aplicação efetiva da norma.
“A implantação de um pátio municipal evitará o acúmulo de veículos apreendidos em locais inadequados, minimizará os transtornos à população e fortalecerá a atuação dos fiscais municipais e demais órgãos responsáveis”, justificam os autores da indicação.
A proposta foi encaminhada para análise do prefeito municipal, Dr. Leandro Fedossi e do secretário municipal de Serviços Públicos, Raphael Perpétuo, com o pedido de estudo de viabilidade e posterior implementação da estrutura. A intenção é que a medida seja executada em consonância com as disposições legais e os interesses da coletividade, promovendo mais segurança, organização urbana e respeito ao meio ambiente.