Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores propõem criação de pátio municipal para retirada de “sucatas” das ruas de Nova Andradina

Vereadores propõem criação de pátio municipal para retirada de “sucatas” das ruas de Nova Andradina

por Cleverson Gouveia publicado 29/05/2025 13h42, última modificação 29/05/2025 13h42
Objetivo é garantir cumprimento da lei, segurança urbana e preservação ambiental
Vereadores propõem criação de pátio municipal para retirada de “sucatas” das ruas de Nova Andradina

CMNA

Não é raro encontrar veículos abandonados em vias públicas de Nova Andradina. Além de afetarem a paisagem urbana, esses carros em desuso — frequentemente classificados como sucatas — podem causar transtornos à população, riscos à segurança e prejuízos ao meio ambiente. Com o objetivo de enfrentar essa realidade, os vereadores Márcia Lobo (PODEMOS) e professor Fábio Zanata (MDB) apresentaram a indicação 236/2025, propondo a criação de um pátio municipal para guarda desses veículos.

A proposta prevê a instalação do espaço no Parque Industrial José Marques, onde os veículos abandonados nas ruas possam ser recolhidos e armazenados adequadamente. A medida está em consonância com a Lei Municipal nº 1.815, de 22 de maio de 2024, que proíbe o descarte irregular de sucatas, veículos inservíveis, entulhos e materiais similares em vias e demais áreas públicas do município.

O artigo 4º da referida legislação já permite a remoção de veículos abandonados, condicionando a guarda dos mesmos em local apropriado e a responsabilização dos infratores pelos custos de remoção e armazenamento. No entanto, a ausência de um local adequado compromete a aplicação efetiva da norma.

“A implantação de um pátio municipal evitará o acúmulo de veículos apreendidos em locais inadequados, minimizará os transtornos à população e fortalecerá a atuação dos fiscais municipais e demais órgãos responsáveis”, justificam os autores da indicação.

A proposta foi encaminhada para análise do prefeito municipal, Dr. Leandro Fedossi e do secretário municipal de Serviços Públicos, Raphael Perpétuo, com o pedido de estudo de viabilidade e posterior implementação da estrutura. A intenção é que a medida seja executada em consonância com as disposições legais e os interesses da coletividade, promovendo mais segurança, organização urbana e respeito ao meio ambiente.

 

Mídias Sociais